Conheça a frequências UHF 360-400 MHz

O uso dos espectros de radiofrequências no Brasil, são regulamentados pela ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações), que além de estabelecer leis de segurança e padronização, criam resoluções de condições de uso e canalizações para aplicação de cada frequência.

Até 2009, o órgão estabelecia o uso de faixas VHF (Very High Frequency), entre 136 e 174 MHz e de UHF (Ultra High Frequency), de 450 a 470 MHz, para a radiocomunicação. Mas, em 2010, a ANATEL publicou as resoluções n.556/2010 e n. 557/2010, que confirmavam a disponibilidade da faixa UHF 360-400 MHz, para a comunicação privada.

A decisão gerou grandes avanços para o setor, já que os fabricantes mais adiantados homologaram seus equipamentos e deram início ao uso da nova faixa de frequência. A inovação foi muito bem aceita e a faixa se tornou fundamental para o setor, por possuir um número reduzido de usuários, diminuindo as possibilidades de interferências e por operar com excelência nas diversas condições climáticas e topográficas do país.

Outra vantagem, que determinou a efetivação da nova faixa de frequências, foi sua flexibilidade. Diferente da faixa UHF 450-470 MHz, que permite o uso apenas com repetidoras, a faixa UHF 360-400 MHz pode ser empregada tanto para o modo duplex, quanto para sistemas ponto-a-ponto.

Todas as nossas ações foram pensadas para atender, da melhor forma possível, as principais necessidades das revendas, como a abertura do escritório na cidade de São Paulo, que irá auxiliar na assistência e venda dos nossos produtos (rádios, sistemas e acessórios).

Também realizamos uma pesquisa com as revendas, com o intuito de entender os objetivos e carências de cada parceiro. Os resultados mostraram o interesse dos revendedores em atualizações e trocas de informações técnicas, principalmente sobre o sistema trunking e as funcionalidades técnicas dos rádios.

Falando em atualizações, a partir do resultado da pesquisa, realizamos dois workshops para desmistificar e aprimorar os conhecimentos sobre o Sistema Trunking, em parceria com a Hytera.  Os eventos contaram com cerca de 100 revendedores e foram ótimas oportunidades de transformar a atualização em um momento de troca de experiências profissionais e humanas.

×